
Atualização do valor do funeral social
Outubro 29, 2024
Até quando?
Novembro 17, 2024Durante a vida, cada um decide por si, o que faz, para onde vai, com quem vai e, como vai… E, depois da morte?
Estaremos nós sempre sujeitos à vontade daqueles que nos sobrevivem? E, será que o funeral que irão organizar e contratar corresponde à nossa vontade?… será que corresponde às nossas crenças e a tudo aquilo em que acreditamos?
Por outro lado, será correto deixar aos que nos são mais próximos e queridos, o encargo de pagar o nosso funeral?
A solução, amplamente divulgada e implementada no estrangeiro, já chegou a Portugal!
Falamos do Contrato de Funeral em Vida.
Trata-se de um contrato celebrado pelo próprio em vida, com uma funerária da sua própria escolha, pelo qual cada um determina como será organizado o seu próprio funeral.
A escolha é vasta e apenas dependerá do acordo com a agência funerária escolhida.
Sendo o próprio a organizar e a contratar o seu futuro funeral, dúvidas não restarão quanto ao cumprimento da sua vontade.
O tipo e local da cerimónia, a urna, as flores, o local de última morada, inumação ou cremação, tudo pode ser escolhido pelo próprio.
Teremos a certeza que a nossa última viagem decorrerá da forma que bem entendermos, única e exclusivamente dependente da nossa própria vontade, não deixando qualquer encargo ou preocupação para aqueles que nos são mais próximos e queridos.
Liberdade é isto mesmo! Poder decidir o que queremos e ter ao nosso dispor um meio que concretizará a nossa vontade, mesmo após o momento do falecimento…
E, esta é que é a grande novidade e o atrativo neste novo tipo de contrato.
Tendo em conta as características deste novo tipo de contrato, afigura-se traçado o futuro…
AAFP in JN 01/11/2024